quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Engenharia de Controle e Automação


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP é uma autarquia federal de ensino
 
História

Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus mais de 100 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a recente transformação em Instituto, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. Com a mudança, o IFSP destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continua oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 15 mil alunos matriculados nos 25 campi divididos pelo estado de São Paulo.

Engenharia de Controle e Automação

Perfil Profissional

O Engenheiro de Controle e Automação é o profissional do setor da indústria e serviço que desenvolve competências e habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, autoaprendizado, comunicação, negociação, tomada de decisões, resolução de problemas, pensamento crítico, organização, liderança, planejamentos; ética e responsabilidade profissionais; gerenciamento administrativo, econômico, empresarial; projetos e análise de impacto ambiental e social. Compreende engenharia associada aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, contudo alcançando também em seu campo de atuação instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.


Grade do curso:

Projeto pedagógico e conteúdo programático do curso:


Curso de Engenharia avaliado pelo INEP

A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP visitou o Campus São Paulo nos dias 18 e 19 de agosto de 2011 e atribuiu o conceito final 4 para o curso de Engenharia e Controle e Automação do Campus São Paulo, o que representa um bom perfil de qualidade.

Engenharia de Controle e Automação – Nota 4 (Escala de 0 a  5)

O Inep promove o sistema de avaliação periódica dos cursos superiores Tecnológicos no Brasil, produzindo indicadores e um sistema de informações que contribui tanto para o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. Um dos indicadores de qualidade são as avaliações no local realizadas por comissões de especialistas designados pelo Inep com o objetivo de verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica. Também avaliam o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição e vários outros aspectos. Os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.



Para autorização: Essa avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para avaliação no local. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.



Para obter reconhecimento o processo é similar: quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores, por dois dias. Antes da avaliação no local, a comissão de avaliação procedeu à verificação das documentações pertinentes através do site http:/emec.gov.br/ disponibilizadas para esta finalidade. Estavam em conformidade com o protocolo e que a proposta contempla os requisitos mínimos de carga horária e distribuição de conteúdos nas disciplinas.

O plano Pedagógico do Curso (PPC) prevê a oferta de 40 vagas anuais. O curso é oferecido no turno matutino nos períodos matutino impares (1º, 3º, 5º e 7º semestre), no turno vespertino para os períodos pares (2º, 4º, 6º e 8º semestre) e no turno nos dois últimos períodos (9º e 10º semestre). Carga horária é de 4039,3 horas. O período mínimo de integração do curso é de cinco anos e no máximo de nove anos e seis meses. As disciplinas serão oferecidas em módulos teóricos presenciais de até 50 estudantes e em aulas práticas com até 20 estudantes.
Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados no local por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos com conceito 3 e 4 receberão visitas apenas se solicitarem.


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