O Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP é uma autarquia federal de
ensino
História
Fundada em 1909, como
Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua
excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus mais de 100
anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São
Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a recente
transformação em Instituto, passou a ter relevância de universidade,
destacando-se pela autonomia. Com a mudança, o IFSP destina 50% das vagas para
os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura,
sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continua
oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e
pós-graduação. O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui
aproximadamente 15 mil alunos matriculados nos 25 campi divididos pelo estado
de São Paulo.
Engenharia de Controle e
Automação
Perfil Profissional
O Engenheiro de
Controle e Automação é o profissional do setor da indústria e serviço que
desenvolve competências e habilidades relacionadas ao trabalho em equipe,
autoaprendizado, comunicação, negociação, tomada de decisões, resolução de
problemas, pensamento crítico, organização, liderança, planejamentos; ética e
responsabilidade profissionais; gerenciamento administrativo, econômico,
empresarial; projetos e análise de impacto ambiental e social. Compreende
engenharia associada aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e
físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e
otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente
no segmento industrial, contudo alcançando também em seu campo de atuação
instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.
Grade do curso:
Projeto pedagógico e conteúdo programático do curso:
Curso de Engenharia avaliado
pelo INEP
A comissão de
avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira - INEP visitou o Campus São Paulo nos dias 18 e 19 de agosto de 2011 e
atribuiu o conceito final 4 para o curso de Engenharia e Controle e Automação
do Campus São Paulo, o que representa um bom perfil de qualidade.
Engenharia de Controle e
Automação – Nota 4 (Escala de 0 a 5)
O Inep promove o
sistema de avaliação periódica dos cursos superiores Tecnológicos no Brasil,
produzindo indicadores e um sistema de informações que contribui tanto para o
processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos
dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade. Um dos indicadores de
qualidade são as avaliações no local realizadas por comissões de especialistas
designados pelo Inep com o objetivo de verificar as condições de ensino, em
especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e
a organização didático-pedagógica. Também avaliam o ensino, a pesquisa, a
extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da
instituição e vários outros aspectos. Os cursos de educação superior passam por
três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação
de reconhecimento.
Fonte: MEC
Para autorização:
Essa avaliação é feita quando uma instituição pede autorização ao MEC para
abrir um curso. Ela é feita por dois avaliadores, sorteados entre os
cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis). Os avaliadores seguem
parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas, os instrumentos para
avaliação no local. São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação
ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e
técnico-administrativo e as instalações físicas.
Para obter
reconhecimento o processo é similar: quando a primeira turma do curso novo
entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu
reconhecimento. É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi
cumprido o projeto apresentado para autorização. Essa avaliação também é feita
segundo instrumento próprio, por comissão de dois avaliadores, por dois dias. Antes da avaliação no
local, a comissão de avaliação procedeu à verificação das documentações pertinentes
através do site http:/emec.gov.br/ disponibilizadas para esta finalidade.
Estavam em conformidade com o protocolo e que a proposta contempla os
requisitos mínimos de carga horária e distribuição de conteúdos nas
disciplinas.
O plano Pedagógico do
Curso (PPC) prevê a oferta de 40 vagas anuais. O curso é oferecido no turno
matutino nos períodos matutino impares (1º, 3º, 5º e 7º semestre), no turno
vespertino para os períodos pares (2º, 4º, 6º e 8º semestre) e no turno nos
dois últimos períodos (9º e 10º semestre). Carga horária é de 4039,3 horas. O
período mínimo de integração do curso é de cinco anos e no máximo de nove anos
e seis meses. As disciplinas serão oferecidas em módulos teóricos presenciais
de até 50 estudantes e em aulas práticas com até 20 estudantes.
Para renovação de
reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou
seja, a cada três anos. É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e
aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados no local
por dois avaliadores ao longo de dois dias. Os cursos com conceito 3 e 4
receberão visitas apenas se solicitarem.
Fonte: MEC
Relatório de avaliação do curso:
Matéria do Jornal Você na Federal N◦ 12 - Outubro de 2011:
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